sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

G.E BRASIL : O trabalho começa no vestiário, literalmente



Novas técnicas de treinamento possibilitam que o início da preparação física do time rubro-negro seja feito sem que os jogadores entrem em campo

‘A vitória começa no vestiário’. Essa frase já virou um jargão do futebol, é muito utilizada quando alguém quer afirmar que a união de um elenco faz a diferença dentro de campo. Acontece que atualmente, além do resultado de uma partida, a preparação física também começa antes mesmo de os atletas pisarem no gramado.

Técnicas recentes de treinamentos esportivos possibilitam ações mais específicas na preparação física. Neste início de pré-temporada do Brasil, por exemplo, foram inclusos novos aparelhos e novos exercícios na rotina dos atletas, sendo que muitos destes trabalhos podem ser praticados dentro do próprio vestiário do estádio Bento Freitas.

– Nós dividimos o elenco em dois grupos. Um grupo faz o reforço muscular na academia e o outro grupo realiza esse circuito de aspecto funcional que nós montamos no vestiário. Esse circuito envolve exercícios de Core, que é uma zona central do corpo, englobando as musculaturas da parte lombar, abdominal, origem de quadríceps e zona pubiana. Isso tudo ajuda, através de reforços específicos, na prevenção de lesões, principalmente nessas áreas que a evidência de é muito grande - explicou o preparador físico do time Xavante, Manoel Lilles, o Canela.

– Também realizamos exercícios proprioceptivos, que são de equilíbrio, de troca de direção, enfim, essas naturezas diferenciadas com um apoio dificultado, que auxiliam no reforço das articulações. São ações musculares independente da vontade, ou seja, ela aciona na medida em que o atleta tem uma variação da estabilidade, como um desvio, um escorregão, ou uma troca de direção provocada por um impacto, algo que pode acontecer no meio de um jogo e que podem acarretar em uma lesão se não for feito um trabalho de prevenção, como o que nós estamos realizando aqui no Brasil – completou.

Além de todas estas especialidades modernas, que foram implantadas no futebol há pouco mais de cinco anos, a preparação física do elenco rubro-negro também contempla metodologias exclusivas de ganho de condicionamento físico. E o melhor, utilizando a bola durante os treinamentos, para trabalhar o fôlego juntamente com a parte técnica e não deixar os jogadores esquecerem o principal instrumento do jogo.

Leonardo Crizel
Assessoria de Imprensa GE Brasil
imprensa@gebrasil.com.br
53 3229 3999

Nenhum comentário:

Postar um comentário