quarta-feira, 20 de julho de 2011

FUTEBOL FEMININO - PELOTAS -PHOENIX - 15 ANOS

No próximo dia 25 de julho(segunda-feira), o FUTEBOL FEMININO completa 15 ANOS de atividades no ESPORTE CLUBE PELOTAS/PHOENIX

Apesar de ainda buscar maior e mais contínua visibilidade na grande mídia e apoio da CBF,federações,clubes e patrocinadores, a modalidade cresce em aceitação e número de praticantes no Brasil,acompanhando uma tendência mundial,constatada pela própria FIFA, que projetou em seu site o mesmo número de homens e mulheres praticando futebol, até 2014. Nesta "esteira", o Esporte Clube Pelotas,em parceria com o Projeto Phoenix de Futebol Feminino, ao longo destes anos firmou-se com uma referência na modalidade no RS, tendo reconhecimento de clubes e entidades ligadas ao futebol feminino(inclusive CBF) em outros centros também,como São Paulo,Rio de Janeiro,Paraná e Santa Catarina, onde hoje atuam atletas reveladas no clube. Dentro de campos e quadras foram diversas conquistas de torneios e campeonatos locais e regionais, até 2006, em futsal,beachsoccer,futebol de sete e futebol society. Já a partir de 2006, após a conquista do quinto título pelotense de beachsoccer, a equipe começou a treinar e disputar competições somente em futebol de campo. Mais de quinhentas meninas e mulheres vestiram a camisa áureo-cerúlea no período, oriundas dos bairros de Pelotas e também de diversas cidades do estado.
As conquitas e fatos mais marcantes,nesta história, foram as de Campeão Gaúcho de Beachsccer em 2004, Campeão Gaúcho de Futebol Feminino,invicto,em 2008, as participações nas Copas do Brasil de 2008 e 2009 e as nove atletas com convocações da CBF para a Seleção Brasileira(adulta,sub20 e/ou sub17). Ressaltando o fato da equipe sempre ter sido amadora,ou seja, as atletas nunca receberam salários ou sequer ajuda de custos; muito pelo contrário, as mesmas ajudavam e ainda ajudam em visitas na busca de patrocinadores e doações,em promoções e as vezes contribuem do próprio bolsa para viabilizar determinadas situações.
O trabalho também se caracteriza pelo viés social. Todas as atletas da equipe,por regra, se menores de idade,devem ser estudantes e prestam contas de seu rendimento escolar periodicamente e caso já tenham mais de 18 anos e não estejam estudando, precisam já ter concluído o ensino médio. Todos os anos formam-se parcerias com instituições de ensino oferecendo-se bolsas de estudos integrais às atletas(supletivos,pré-vestibulares). A partir de 2008 houve um acréscimo de qualidade no planejamento e execução do trabalho,apesar das dificuldades de logística,investimento e frequência de treinos,com parcerias formadas com nossas univeridades. Hoje a comissão técnica da equipe é formada por profissionais e acadêmicos oriundos das faculdades de Educação Física,Fisioterapia,Nutrição e Psicologia, da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas e Faculdades Anhanguera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário